Vamos falar de decisões?

Existem pessoas que tem dificuldade de tomar decisões, outras o fazem com facilidade.
Tomar decisões nada mais é que um processo de escolha entre as alternativas possíveis.
Em PNL existe um pressuposto que diz que não existem erros, apenas feedbacks.

Quando juntamos essas duas coisas, escolher entre alternativas possíveis e feedbacks do que fazemos podemos deduzir que as pessoas que decidem com facilidade analisam todas as alternativas possíveis NAQUELE MOMENTO e decidem pela melhor, NAQUELE MOMENTO. Se o resultado não foi o esperado, fica a lição, fazem diferente para ter um novo resultado e assim em diante. Não tem medo e não se culpam por errar.

As pessoas que tem dificuldade de decidir normalmente não enxergam todas as possibilidades porque estão tão focadas no problema que não vêem mais nada. Pensam demais no que pode acontecer e se perdem em meio a tantos “se isso…”, “se aquilo…”. Tem medo que o resultado não seja o esperado e se culpam sem ao menos tentar.

Costumo dizer que se um problema não tem solução pra que se preocupar. Se o problema tem apenas uma solução não é um problema pois é só aplicar a solução e pronto, está resolvido! O problema só é um problema quando ele tem mais de uma solução e o problema então não é o problema e sim é escolher a solução mais adequada naquele momento.

Amplie seus horizontes para que possa aumentar as suas escolhas e assim ter mais soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.