Por que é tão dificil mudar certos hábitos que sabemos que atrapalham nossa vida?
Um hábito é uma escolha que fizemos em algum momento e depois continuamos fazendo. Dessa forma o cérebro economiza energia.
O loop do hábito funciona assim:
1. Primeiro aparece o GATILHO ou ESTÍMULO, que manda o cérebro entrar em modo automático. Exemplo: sentir o cheiro de um bolo, ver alguém comendo, passar na frente da padaria;
2. Depois vem a ROTINA, que é o comportamento que você tem depois do estímulo. Ex.: Comer;
3. Finalmente a RECOMPENSA. É o sentimento/sensação que vem depois do comportamento. Ex.: alívio, prazer, saciedade;
E aí começa tudo novamente…
Para modificar um hábito, você precisa decidir mudá-lo. Deve aceitar a tarefa de identificar os gatilhos e recompensas que impulsionam as rotinas e encontrar alternativas. Você tem o controle e deve admitir ser autoconsciente o bastante para usá-lo.
As vezes a mudança leva tempo e exige determinação. Entender os gatilhos e as recompensas que impulsionam seus hábitos não vai fazer com que eles desapareçam mas vão fornecer um meio de planejar como mudar.
Resumindo, o primeiro passo para mudar um hábito, é entender o que de fato deflagra o seu comportamento habitual. Comece sempre por aí. Depois encontre uma rotina alternativa e insista. Exemplo: Tomar um copo de água quando tiver vontade de comer um doce.
A hipnose e a PNL ajudam diminuindo a ansiedade causada pela mudança e trazendo segurança necessária para continuar o processo. Você pode!